quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arroz integral e pudim de chia

Já vai fazer dois meses que eu e o meu marido deixámos de comer carne, peixe, produtos lácteos e comidas processadas. Deixámos também de consumir açucar branco e amarelo... e estamos a dar preferências ao arroz e às massas integrais.

Tudo começou porque há um ano eu tinha o colesterol muito elevado a 254 e o meu médico de família queria receitar comprimidos. Todos os meus familiares têm este problema e muitos já tiveram sérios problemas cardíacos. Fazendo 3 refeições por semana sem qualquer produto animal (as outras refeições eram normais entre carne e peixe), consegui normalizar o meu colesterol para 192 sem qualquer medicação. E foi assim que a viagem para vegetarianos restritos começou.

Gradualmente fomos consumindo cada vez menos produtos animais e substituindo por frutas, legumes e cereais, até que decidimos deixar a carne por completo. O leite e derivados também excluímos devido à rinite e à urticária e eczemas que me afligiam... E por fim deixámos o peixe.

Posso dizer que vai fazer dois meses que somos vegetarianos restritos. O meu colesterol normalizou bem como a hipoglicemia, e com isso as minhas alergias estão bem controladas sem qualquer medicação: da urticária nem sinal; e o meu eczema está praticamente curado sem qualquer medicação, o que nunca foi possível com a medicação à base de cortisona. O cansaço constante desapareceu, a sonolência depois das refeições... cadê? e as dores menstruais já eram :o) e a fome entre as refeições bye bye Tinha emagrecido 5 quilos quando começamos a "viagem" e nestes últimos dois meses emagreci mais 3. E tudo sem passar fome.

Agora o meu marido :) Ele deixou de se queixar do cansaço constante e das pernas pesadas. Emagreceu 10 quilos no início da "viagem" e agora emagreceu mais 6. Ele estava bem gordo antes :) Nunca mais se queixou o aperto no peito e está cheio de energia. E a fome constante que ele tinha desapareceu :)

Comemos de tudo que é fruta, legumes e cereal. Comemos até nos saciar. Não passámos fome e sentimos bem saciados a cada refeição :)

Bem o nosso almoço foi: arroz integral com pimento amarelo e cogumelos marrom. Num tacho esmaguei 3 alhos descascados, juntei 3 cogumelos marrom de tamanho médio e cortei meio pimento amarelo. Juntei o arroz integral e água e uma pitada de sal. Deixei cozer durante 20 minutos (o arroz integral é durinho).

Para acompanhar fiz uma salada de alface com tomates pequeninos da minha sogra (que são bem biológicos pois ela não trata nada, graças a Deus) e com espargos pelados e uma colher de rebentos de alfafa (são bem nutritivos).

Para finalizar em grande kkkk fiz essa experiência. Finalmente depois de muito procurar, encontramos sementes de chia numa loja de produtos naturais. Tivemos conhecimento dessas sementes curiosas porque meu marido andou a ler "Nascidos para correr" que é um livro excelente sobre o povo tarahumara que vive nas montanhas "Barancas del cobre" no México. Pelos vistos alguns brasileiros conhecidos nossos conheciam o iskiate, que é a bebida energética feita de sementes de chia.

Pois essas sementes são bem nutritivas e deixando-as de molho durante a noite (meia chávena de sementes em 5 chávenas de água... é elas incham muito!) formam um gel engraçado. Então hoje de manhã acordamos e tinhamos esse gel feito... e agora o que fazer com ele? Comemos um pouco directo... sabor neutro... Ok, hora de experiência rssss

Peguei no gel de chia, esmaguei duas batatas doces assadas no gel, juntei uma lata de leite de coco e mexi bem... depois uma pitada de canela, um pouco de colo ralado e voilá... não estava muito doce mas estava bom :)

Desculpem as fotos... ficaram desfocadas! E desculpem o testamento... não é costume!

5 comentários:

  1. Bella ! A refeição está maravilhosa ! Mas vim visitar antes do almoço !!!!! Que fome que me deu !!!!!

    O cartão abaixo está deslumbrante !!

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Oi Bella.
    Muito interessante essa experiência sua.Por isso dizem que a saúde começa pela boca!
    Que coisa boa esse almoço,hein ? Além do mais,gosto de saladas e as suas sempre tem uma cara ótima!!
    Ah,o cartão está perfeito,você se esmerou ; )
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Oi Bella!!! É amiga primeiro a saúde, eu se virasse vegetariana não sentiria falta da carne, pois eu prefiro uma comida colorida com bastante verduras e legumes, nem precisa da carne, mas vou te contar um segredo, mas não consigo dispensar um pedacinho de carne...rs

    adorei o cartão do post abaixo.

    beijos e uma ótima quinta

    ResponderEliminar
  4. Olá Bella

    Não sou vegetariana, mas como cada vez menos carne.
    Peixe gosto imenso.

    Agradou-me a receita do arroz integral.
    Desconhecia a "chia". Tenho que experimentar.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Uma delicia sem duvida, estou especialmente interessado nessa sobremesa, embora um pouco desfocadas como disse, acho que da para ver bem. jinhos doces xxx

    ResponderEliminar