terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Feijão azuki com cevada

Para equilibrar os nutrientes numa dieta vegetariana restrita, as leguminosas devem ser sempre acompanhadas com um cereal. O mais tradicional é feijão com arroz.

Desta vez fizemos feijão azuki não com arroz integral mas com cevada que também é um cereal, acompanhado com courgette, cenoura e nabiças. Uma delícia!

Deixa-se a cevada descascada e o feijão azuki de molho durante a noite em recipientes separados. Coze-se o feijão azuki e a cevada em panelas separadas ou na mesma panela (eu fiz em panelas separadas) com água limpa e sal. Descasca-se uma courgette e corta-se em meia luas, descasca-se as cenouras e corta-se em rodelas e lava-se e prepara-se as nabiças. Assim que a cevada tiver cozido uns 20 minutos junta-se a courgette, a cenoura e as nabiças e deixa-se cozer mais 20 minutos. Ao fim de 40 minutos o feijão azuki também estará cozido.

Obs: Algumas pessoas usam a água de demolhar as leguminosas. Eu não costumo usar pois como a cevada e o feijão são sementes, a razão porque demolhamos é para iniciar as enzimas de germinação e libertar as toxinas que protegem as sementes de serem digeridas. Daí que a água contém essas toxinas.

Dica: Os frutos secos também devem ser demolhados para evitar perturbações gastro-intestinais.

3 comentários: