domingo, 4 de junho de 2017

Crumble duas variedades

Neste fim-de-semana fiz dois crumbles de aveia diferentes.
A receita que usei é daqui:

A maioria dos ingredientes é igual para ambos os crumbles: 2 chávenas de flocos de aveia (eu usei finos), 2 colheres de chá de canela, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (em vez do fermento), 1/2 colher de chá de sal, 2 chávenas de leite de aveia (não tinha de amêndoa) , 3 colheres de sopa de açucar mascavado e 2 colheres de chá de extracto de baunilha.

Depois num dos crumbles adicionei: 2 bananas esmagadas bem maduras e 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim. Envolvi tudo até obter uma massa homogénea e adicionei cerca de 1 colher de sopa de vinagre de cidra (que reage com o bicarbonato de sódio para fazer a função do fermento). Voltei a misturar. Despejei numa travessa de pyrex larga e baixa. Parti alguns bocados de chocolate negro 81% e espalhei pelo crumble. Levei ao forno 190ºC até o palito sair limpo (mais de 30 minutos no meu caso). Este é o meu preferido.


Para o outro crumble adicionei: 2 mãos cheias de framboesas congeladas (em vez dos cranberries), a raspa e sumo de uma laranja e 2 colheres de sopa de mel. Parti uma mão cheia de cajús e adicionei à massa (não tinha nozes). Envolvi a mistura e adicionei 1 colher de sopa de vinagre de cidra. Voltei a misturar. Depejei numa travessa oval de pyrex e levei ao forno ao mesmo tempo que o crumble de banana. Para minha surpresa, havia-se formado uma compota dentro do crumble. Este é o preferido do meu marido e do meu pai.


Sem comentários:

Enviar um comentário