Deixo aqui um esquema de ponto cruz no site da DMC:
Contudo deixo aqui também algo mais importante -- as recomendações da DMC no que refere a bordado de ponto-cruz: Para começar a bordar este projeto, deve deixar um pouco de fio nos primeiros pontos do bordado, no avesso do trabalho. Nunca faça nós. Para mudar de cor ou terminar o bordado, faça deslizar a sua agulha por dentro dos últimos pontos de cruz realizados (no avesso) e depois corte o fio.
Isto é para acabar com o mito controverso do avesso perfeito! Aqui há uns bons tempos atrás, havia muita discussão sobre o avesso perfeito a ponto de repudiarem as pessoas que rematavam por trás. Eu sempre aprendi a rematar por trás e NUNCA pela frente pois ESTRAGA o trabalho! Contudo fui fazendo as minhas experiencias com o avesso perfeito, que funciona muito bem em esquemas simples e destrói a frente em trabalhos mais complexos.
Deixei de fazer avesso perfeito por essa razão e fui encontrando imensas recomendações de pessoas experientes em trabalhos grandes e complicados como trabalhos de Mirabilia, a aconselharem não fazer avesso perfeito, pois pode arruinar um trabalho.
Conflito resolvido!
Adorei o esquema do esquilo.
ResponderEliminarNum frasco com avelãs fico um primor Outonal.
Beijinhos.